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5 Maneiras de Aumentar sua Maturidade no Marketing de Conteúdo

5 Maneiras de Aumentar sua Maturidade no Marketing de Conteúdo

Grande ou pequeno. Recursos crescentes ou decrescentes. Novo ou experiente no domínio do marketing de conteúdo. Cada organização está em um estágio diferente em sua maturidade de marketing de conteúdo, procurando maneiras inovadoras e até práticas de trazer seus esforços para o próximo nível.

Mas, como diz o velho ditado, você tem que andar antes de correr e que não poderia ser mais verdadeiro quando se trata de crescimento de marketing de conteúdo.

Simplificando. A fim de crescer a maturidade do marketing de conteúdo, você tem que entender onde você está e criar uma estratégia para chegar ao próximo passo.

Usando o modelo de maturidade para marketing de conteúdo do TopRank Marketing – desenvolvido pelo CEO Lee Odden – abaixo ofereço alguns pontos para ajudá-lo a determinar seu atual nível de maturidade, bem como dicas para ajudá-lo a passar para o próximo, vamos la?

 

# 1 – Estase

Estase é o nível básico de nosso modelo de maturidade de marketing de conteúdo, com os profissionais de marketing focados em manter o status “considerando a situação inicial”.

Se a sua organização está nesta fase, o conteúdo que está a criar é provavelmente necessário ou obrigatório, e centrado em marca. Além disso, você provavelmente é iniciante sobre os recursos, por isso, deve estar experimentando técnicas de SEO, Micros Blogs ou se aventurando nas Mídias Sociais, pode em meio a isso tudo não haver muita coesão ou compromisso.

Dica para subir de Nível: Identifique os principais desafios, como falta de nichos específicos, ou a falta de processos e recursos definidos para obter uma imagem clara de onde você está e os problemas que precisam ser resolvidos. Use o que descobriu para identificar e alocar recursos de maneira correta, defina suas metas e coloque suas estratégias em primeiro lugar.

 

# 2- Produção

Se sua organização estiver na fase de produção, você percebeu que o conteúdo principal é um gateway para backlinks, compartilhamentos sociais e maior visibilidade de pesquisa. Como resultado, você provavelmente está focado em criar “mais” conteúdo que é guiado por uma estratégia de SEO.

Nesta fase, você provavelmente tem alguns recursos sólidos e dedicados e ferramentas para ajudar a gerar idéias e gerenciar, promover e medir resultados. E se você fez sua pesquisa de palavras-chave – você provavelmente já viu alguns sucessos iniciais no alargamento de sua pegada na web, mas as novas duvidas que aparecem podem não estar todas sendo respondidas.

Dica para subir de Nível: Faça um plano de estudo e tente combinar seus esforços de SEO com oportunidades específicas para alcançar seu público alvo em vários estágios. Isso permitirá que você possa realmente sintonizar seus esforços com a dor/necessidade do seu cliente e mostrar que você realmente entende do assunto que ele precisa.

Conheça esta ferramente que pode te ajudar nesta fase: app.BuzzSumo.com

 

# 3 – Utilitário

Se seu negócio estiver no estágio de Utilidade, você desenvolveu seus programas de marketing de conteúdo para ir além do lugar que te limitava, não focou apenas na marca e centrou se nas palavras-chave. Você está fazendo um investimento real na compreensão de quem é o seu público e criando conteúdo que empatia com eles e contribui para uma boa experiência de usuário.

Além disso, você provavelmente definiu segmentos (nichos) de clientes distintos e planeja conteúdo que visa fornecer a eles as informações de que precisam ao longo de sua jornada de compra. Com todo o conteúdo útil que você está criando, você também está vendo crescimento em suas comunidades sociais.

Dica para subir de Nível: Crie conexões mais significativas com compradores e sua comunidade social, começando a adicionar um elemento emocional ao seu conteúdo. Em outras palavras, é hora de ir além de informar somente a seu público sobre o que sua marca representa . Além disso, este pode ser o momento de começar a nutrir seus relacionamentos com influenciadores relevantes.

 

# 4 – Contar histórias

Se a sua organização está na fase de “Storytelling”, você está familiarizado com as perguntas que seu público tem durante o ciclo de vendas e criou um ótimo conteúdo para satisfazer suas dúvidas. Mas agora você está evoluindo sua abordagem para se conectar com os clientes em um nível emocional – e que melhor maneira de fazer isso do que se tornar um contador de histórias?

Durante o planejamento de conteúdo, você está identificando palavras-chaves para aprimorar sua estratégia, dirigindo idéias através dos meios de comunicação, como ganhos, investimentos ou dados específicos.

É nesta fase que ser a melhor resposta para o seu público-alvo torna-se um motor principal, e você deve estar a integrar conteúdos em vários canais.

Dica para subir de Nível:: Continue refinando sua estratégia de conteúdo para impulsionar mais, e que ajude a manter a posição que você trabalhou tão duro para conquistar. Além disso, procure maneiras de aproveitar oportunidades de qualidade e relevantes para ajudar a posicionar sua marca como uma autoridade dominante em seu mercado de atuação.

 

# 5 – Monetização

Todas as organizações pretendem chegar ao topo do modelo de maturidade de conteúdo: a fase de Monetização. Afinal, a função principal do marketing é criar conscientização, educar seu público e, eventualmente, inspirar ação que aciona leads e vendas.

Nesta fase, o conteúdo é tão bom, tão incrivelmente útil e fornece uma experiência tão impressionante, que pode realmente gerar receita por conta própria através de coisas como a afiliação, publicidade e patrocínios.

Se você chegou a este nível, eu gostaria de estender um enorme parabéns. Não são muitos que chegam tão longe, fico feliz por isso..

 

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O grande caminho pela frente

Se sua marca não parece se encaixar perfeitamente em um desses estágios, não entre em pânico. O modelo não é perfeito, mas sim pretende ajudá-lo a pensar:

  • Aonde você está?
  • E onde você gostaria de ir?

A resposta a essas perguntas te levarão a criar uma estratégia de marketing de conteúdo para ajudá-lo a chegar lá.

Onde sua organização se encaixa no modelo de maturidade de marketing de conteúdo? Que passos você está tomando para ajudá-lo a chegar ao próximo nível? 

 

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👤 R. Palmares | Website

Empreendedor desde seus 23 anos, sendo proprietário de Empresas e Industrias no ramo de Metalúrgica e Guindastes, sendo referência como representação de diversas marcas conceituadas. Hoje tem como foco passar adiante sua experiência e te ajudar no Marketing Financeiro.

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