Finanças R. Palmares

Como sair da crise financeira?

Como sair da crise financeira?

É fato que hoje estamos vivendo a pior crise de todas no Brasil, e em meio a isso fica cada vez mais difícil administrar nosso dinheiro e contornar o problema, pois os impactos nos preços de produtos que muitas vezes estamos acostumados é bem grande. Em meio a isso precisamos encontrar um método de como sair da crise financeira, nos deixando mais tranquilos pra aproveitar nosso dinheiro e não termos preocupação ou estresse causado por dividas.

Apesar de contornar a crise não parecer uma tarefa muito fácil existem métodos que realmente funcionam na hora de contornar a crise.

Organize os seus gastos

Por mais que seja óbvio falar sobre isso, a principal maneira de sair da crise financeira é organizando os próprios gastos.
Tenha o hábito de sempre anotar tudo o que você consome, isso irá te ajudar a saber se está gastando muito com coisas que não são essenciais para você no momento.

Se tiver dívidas, foque primeiro em sanar todas elas, para então depois pensar em novos gastos ou algumas regalias maiores para você.
Além disso, em momentos de crise evite fazer dividas a longo prazo e usar cartões de crédito, caso realmente seja necessário, faça parcelamentos de no máximo 3 vezes, isso evita que você tenha dívidas e acabe sem dinheiro por ter que ficar sempre pagando contas.

Poupe

como sair da crise financeira

A dica de ouro é poupar, procure gastar somente com o essencial em um primeiro momento, substitua produtos na sua residência, se compra margarina de uma marca X e paga R$10,00 reais, procure uma mais em conta de outra marca.

Além disso evite regalias, se você tem costume de sair todo final de semana e acaba gastando muito dinheiro com isso, reserve um dinheiro de quanto você pode gastar com isso sem comprometer seu orçamento e reduza a quantidade de saídas se necessário.
Outra alternativa é dividir o dinheiro reservado pela quantidade de vezes que você deseja sair naquele mês e assim não gastar mais do que o planejado para aquele dia.

É importante também fazer reservas financeiras, se no final do mês sobrou 100 reais, não vá gasta-lo apenas por que pode, guarde o para emergências futuras de preferência em uma poupança, e sempre que tiver dinheiro sobrando vá guardando.
Caso realmente venha a acontecer uma emergência, você terá um fundo para lhe salvar ao invés de ficar endividado.

Tenha fontes alternativas de dinheiro

Uma boa forma de contornar a crise é ter uma fonte de renda extra, existem diferentes formas de você obter uma renda extra além do seu emprego principal.

Você pode utilizar algum talento seu para que ele gere uma renda extra para você, algumas das formas mais comuns de se obter uma grana extra são:

  •  Vendendo produtos como autônomos, se você trabalha em lugares com muitas pessoas, você pode vender produtos feitos por você ou mesmo revender produtos.
    Se sabe cozinha, que tal vender marmitas para a galera do trabalho, o melhor que se você já está acostumado a levar a sua própria marmita, pode aproveitar o momento que estiver cozinhando e fazer inclusive as encomendas.
    Existem também diversos produtos que podem ser revendidos, como maquiagens que são muito comuns e geram bastante vendas.

 

  •  Trabalhando no seu tempo livre, você pode aproveitar o seu tempo fora do trabalho para arrumar outras atividades e assim ganhar um dinheiro extra, pode fazer consultorias, ou trabalhar como freelance por exemplo.
    Além disso são atividades que você pode pegar o volume de trabalho possível para o seu tempo disponível e gerar renda de acordo.

 

  •  Ganhar dinheiro com blog ou site, é uma atividade que você pode realizar por hobbie por exemplo, falando sobre assuntos que você goste, mas é interessante que os conteúdos sejam interessantes e atraia leitores, uma vez que para ganhar dinheiro é preciso que seu blog receba visitas.
    A segunda etapa é fazer uso do google adsenses por exemplo, que aproveita o espaço do seu blog para exibir propagandas.
    Como você não precisa de fato estar presente par ter visitantes bastando apenas gerar conteúdo e divulgar o seu blog, você irá ganhar dinheiro no seu tempo livre.

Invista seu dinheiro

como sair da crise financeira

Essa é uma opção melhor para longo prazo, mas mesmo assim, invista seu dinheiro e tenha o hábito de sempre fazer isso.
Pois assim, caso no futuro você passe uma necessidade, pode ter o retorno do seu investimento justamente numa hora propícia te tirando do sufoco.

Na hora de investir, muitos optam pela conta poupança, ela não é uma opção ruim, mas as suas taxas de juros são muito baixas, e a facilidade de mexer no dinheiro faz com que seu dinheiro não renda tanto quanto poderia.

Assim existem opções de investimento bem melhores disponíveis para você, e apesar do que muitos acham, você pode começar a investir mesmo sem ter grandes quantias de dinheiro.

As melhores opções de investimento atualmente são:

  1. Investir no tesouro direto:
    O tesouro direto é um sistema que permite a compra de títulos públicos, e você pode começar investindo a partir de apenas 30 reais, além de que possui baixas taxas de administração e uma rentabilidade bem alta garantindo o retorno.
    O investimento no tesouro direto também é seguro e você pode investir um valor já sabendo quando irá retirar no final do investimento.
  2. LCI
    Se trata de Letras de Crédito Imobiliário, onde você investe o seu dinheiro, e o banco garante empréstimos a um dos dois setores e o seu lucro vai variar de acordo com os juros para ambos os setores.
    O investimento em LCI são livres de imposto de renda, e além disso é seguro, pois caso a instituição onde você aplicou o seu dinheiro quebre, existe um fundo de garantia que retorna o valor da aplicação até um máximo de 250 mil reais.
  3. Rendimento CDB
    Se trata de um título de renda emitido pelo banco, aonde você estará “emprestando” dinheiro ao banco.
    O banco utiliza o dinheiro para financiar suas atividades empresariais, e você recebe o dinheiro depois de um tempo determinado corrigido pela taxa de juros.
  4. Produtos Digitais
    Muitos internautas estão aproveitando o lado bom da crise financeira, que é despertar o lado criativo das pessoas e estão optando por criar seu primeiro produto digital. Produtos digitais tem um custo bem perto do zero para a confecção e pode te fazer ganhar bastante dinheiro a curto e longo prazo sendo um empreendimento que esta em ascensão. Alguns optam por criar um ebook, apregoar algum serviço, outros compram ebooks “Ghostwriter” com direitos autorais abertos e passam a vender em seu próprio nome. Se quiser conhecer mais sobre este tipo de investimento, você pode saber nos detalhes através deste link: Como criar um infoproduto

como sair da crise financeira

Contornar a crise não é nenhum bicho de sete cabeças, afinal existem diferentes formas para isso, basta escolher a que você acredita que mais vai se encaixar no seu perfil, mas é preciso ser realista e não deixar a crise como um problema pequeno, é preciso saber que ela realmente existe e afeta o nosso financeiro, sendo preciso contornar ela mesmo que não esteja sentindo os impactos agora.

Como sair da crise financeira?
4.8 (96%) 10 votes

👤 R. Palmares | Website

Empreendedor desde seus 23 anos, fundador de diversas startup's na área digital, referência na criação de projetos no Brasil e EUA. Hoje usa seu tempo livre para passar adiante sua experiência e te ajudar no Marketing Digital, ensinando os passos que seguiu para montar sua própria estrutura na internet 100% automática.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!